Jun 20, 2024

A jornada notável de Rebekah Stott, do diagnóstico de câncer à Copa do Mundo

MELBOURNE, Austrália – Receber um diagnóstico de câncer e ser submetido a um tratamento é uma experiência que muda a vida. É talvez a coisa mais difícil que a maioria das pessoas que passam por isso jamais realizará. E isso sem falar nas complicações extras de experimentar essa súbita carga emocional e física em meio a uma pandemia global.

Mas em fevereiro de 2021, essa era a situação enfrentada pela Nova Zelândia e pela defensora do Brighton & Hove Albion, Rebekah Stott.

O Peter MacCallum Cancer Centre de Melbourne, onde ela recebeu quatro meses de quimioterapia, estava em grande parte bloqueado devido aos pacientes imunocomprometidos. Construção relativamente nova, o exterior do edifício é uma impressionante exibição de vidro, enquanto no interior, são todas paredes brancas, luzes brilhantes e linhas limpas - com alguns detalhes de madeira espalhados - centrado em torno de um átrio que, quando está vazio, parece muito vazio.

Avançando pouco mais de dois anos, o mundo de Stott é muito diferente; a esterilidade de um hospital fechado foi substituída pelo barulho, pelas multidões e pelo caos de um Eden Park lotado. Ela não apenas completou seu retorno ao futebol - ela fez isso, cinco meses após o diagnóstico e poucos dias antes de anunciar que estava em remissão - mas também agora faz parte da seleção da Nova Zelândia para a Copa do Mundo Feminina da FIFA, sendo titular em ambos os seus jogos. jogos até agora no torneio deste ano.

No domingo, o maior jogo da história do Football Ferns o aguarda: um confronto gigantesco com a Suíça em Dunedin, com a progressão na fase de grupos de uma Copa do Mundo em casa em jogo.

Mais importante, porém, ela ainda está livre do câncer, fazendo exames de dois anos no “Peter Mac”, enquanto a maioria dos jogadores da Copa do Mundo estava a caminho de Down Under ou já bem alojados em campos preparatórios. Após um amistoso entre Nova Zelândia e Itália dias antes do torneio, Stott se conectou com Cecilia Salvai, que já experimentou a doença de Hodgkin.

Natalie Gedra fala lírica sobre a melhor mulher que já jogou - a brasileira Marta Vieira da Silva.

“Minha motivação durante a quimioterapia foi voltar a campo”, disse Stott. "Jogar uma Copa do Mundo em casa foi a melhor motivação que eu poderia ter. É muito especial para mim estar de volta a campo. Só espero poder contribuir e que possamos sair do grupo."

Em meio a esse retorno notável ao futebol, o impacto causado pelo jogador de 30 anos vai muito além do campo. A sua jornada, bem como a generosidade que demonstrou ao documentá-la, serviu para inspirar e motivar - em particular jovens como ela, que estão ainda mais interessados ​​em encorajar que um diagnóstico não signifique o fim das suas esperanças e sonhos.

Em fevereiro de 2022, ao retornar a campo pela Nova Zelândia na SheBelieves Cup, Stott finalmente teve a chance de conhecer a torcedora norte-americana Alison Gale, que recebeu seu próprio diagnóstico de linfoma logo após Stott e a seguiu e trocou mensagens com ela sobre seus respectivos viagens. Quando Stott entrou como substituto, Gale ergueu uma placa dizendo "Vá Stotty !! Obrigado por me ajudar a vencer o Hodgkin !!"

🖤 ​​#FIFAWWC pic.twitter.com/wbBytoHSbw

Além da inspiração e do conhecimento de suas experiências, Stott ajudou jovens com câncer em tratamento na Austrália de uma forma muito tangível e contínua por meio de seus pacotes “beat it. by Stotty”.

Com mochila, gorro e diversos produtos que a própria Stott utilizou durante o tratamento, como bolsas térmicas, lanches e cuidados com a pele, as embalagens foram inspiradas em seu tempo em hospitais, "projetadas para ajudar a proporcionar uma sensação de conforto e organização durante um período incrivelmente tempo incerto." Eles são vistos como algo que pode ser mantido à mão, pronto para ser usado a qualquer momento, levado para consultas para tornar todo o processo um pouco mais gerenciável.

“Adoro a minha mochila – tudo tem um propósito – e os bolsos dão-me espaço para guardar todos os meus documentos, tornando-me mais organizado do que normalmente sou”, explicou um jovem destinatário.